quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
«Ronaldo poderá jogar a um alto nível até aos 34, 35 anos» - António Gaspar
A uma semana de completar 29 anos, Cristiano Ronaldo segue em crescendo de forma e não dá sinais de abrandar. António Gaspar, fisioterapeuta de Seleção Nacional, acredita que o astro português tem condições físicas para jogar ao mais alto nível durante, pelo menos, mais seis temporadas.
«Se quiser, Cristiano ainda terá muitos anos pela frente. Poderá jogar a um alto nível até aos 34 ou 35 anos sem grandes complicações», disse em entrevista à agência EFE, onde destacou a «capacidade mental de superação e de fazer melhor» como fatores que podem ajudar CR7 a prolongar o percurso na elite do futebol.
«Digo 34 ou 35 anos porque é uma perspetiva razoável, e não digo mais porque pode haver um momento em que ele próprio queira fazer outras coisas. Mas isso é uma questão pessoal. O que está claro é que, se ele o desejar, poderá ser um caso de longevidade impressionante porque tem capacidades e características para isso.»
António Gaspar destaca Ronaldo como um «fenómeno da natureza»: «Acho que, para quem o conhece de perto, agora está melhor que há dois, três ou quatro anos... Está atualmente no seu ponto máximo. Estou convencido que vai conseguir manter-se assim ou inclusive pode chegar a evoluir ainda mais.»
«Ele teve uma evolução equilibrada. Recordo-me dele há onze anos e trata-se de uma evolução progressiva. Melhorou tecnicamente, na elasticidade, na sua capacidade de trabalho. Não só na força», analisou, lembrando que o capitão da Seleção Nacional e do Real Madrid nunca teve uma queda «abrupta» de rendimento.
«O grau de exigência para consigo próprio é tão elevado que procura que tudo esteja em pleno funcionando. Esses fatores fazem diminuir as probabilidades de lesões, embora todos os atletas estejam sujeitos a elas», concluiu.
em: abola.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário